terça-feira, 28 de setembro de 2010

Muito prazer, bolo de rolo.

Foto: Helena de Castro

Uma massa fininha e saborosa como um pão de ló, alternada com  delicadas camadas de goiabada. Eis o bolo de rolo. E não poderia ter outra postagem inicial sabor tão pernambucano que não fosse com esta iguaria. Apesar do blog não ser voltado apenas para a culinária da "terra dos altos coqueiros", o bolo de rolo aparece por um motivo simples: todo mundo me pergunta como se faz. A verdade é que não me recordo quando o fiz, mas não esqueci que exige um pouco de prática. Decerto quem mora em Pernambuco vai achar um prontinho em qualquer padaria que se preze, mas para os que não têm essa conveniência segue a receita que eu costumo fazer (foi retirada de um livrinho da Dona Benta que eu ganhei em meados da década de 90)

Ingredientes
recheio:
500gr de goiabada picada
200ml de água

massa:
2 xícaras (chá) de açúcar
1 e meia xícara de manteiga
7 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
açúcar de confeiteiro para polvilhar o bolo.


Modo de preparo
Recheio: levar os ingredientes ao fogo, mexendo sempre, até ficar pastoso. Deixe esfriar para utilizar.

Massa: Bater o açúcar com a manteiga até obter um creme claro. Junte um a um os ovos ( batendo bem após cada adição). Incorpore a farinha aos poucos, sem bater. Serão necessárias umas 5 formas untadas (28 x 42 x 1,5 cm) ou com papel manteiga onde a massa deve ser espalhada. Asse uma por vez sem deixar corar, em forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 5 minutos. OBS.: a espessura da massa deve ser bem fina, o suficiente para cobrir o fundo das formas.

Desenforme a primeira sobre um pano úmido polvilhado com açúcar, cubra com uma fina camada de goiabada e enrole como rocambole. Enquanto isso coloque rapidamente a segunda forma no forno. Desenforme a segunda, cubra com a goiabada e enrole sobre o primeiro rocambole.

Repita a operação com as massas restantes, transformando o rolinho inicial num rolo grosso que deve esfriar completamente enrolado no pano bem apertado, para que fique perfeito. Polvilhe o açúcar quando acabar.

7 comentários:

  1. A receita me parece boa, mas pra arriscar a fazê-lo primeiramente preciso experimentar um pronto (preferencialmente feito pela transcritora da receita). Aguardo um convite pra comer um bolo de rolo pernambucano acompanhado de um cafezinho mineiro passado na hora.

    ResponderExcluir
  2. Como pernambucana legítica, afirmo: comer bolo de rolo, em Recife, e com queijo coalho frito, não tem coisa melhor. Fazer o bolo, confesso, eu não sei - nem me arrisco, pois deixar a massa fininha e sem quebrá-la é uma arte! Prefiro ficar com a parte da degustação. E o bolo de rolo, com certeza, é um excelente representante da culinária pernambucana!

    ResponderExcluir
  3. Adoro bolo de rolo, porém eu fujo um pouco à regra de apreciar a massa bem fininha como tradicionalmente é feita.
    Minha avó faz o saboroso bolo de rolo com a massa um pouco mais grossa do que o habitual e fica espetacular.
    Também aprecio outras variações do bolo, como por ex.: trocar a goiabada por doce de leite (de preferência aqueles feitos cozinhando a lata de leite condensado); pode-se tb colocar um brigadeiro bem ralinho no lugar do doce... ai ai... Hummm, é show!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai que saudades de um bolinho de rolo. Mas da MUITO trabalho. Dai, a vontade passa. Bjos, Sil

    ResponderExcluir
  5. Hum... bolo de rolo... faz tempo que não como, eu sei, é um crime, mas vou dar um jeito nisso hoje!

    ResponderExcluir
  6. Aline tem essa mania de ficar tentando nós que somos daqui (mineiros) com os quitutes de lá, já me viciou em nego bom (não sei se é assim que se escreve) e vive mesmo falando desse tal bolo de rolo...agora que vi que é recheado de goiabada vou querer aulas para aprender a fazer...

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Mayare. A Aline sempre fica nos tentando com suas gostosuras regionais..heheh
    Eu não aceito mais isso...CHEGAAAA
    EU QUERO EXPERIMENTAR TODOS!!!

    ResponderExcluir